Atividades dos alunos


Projeto Folclore
1 – Identificação
Nome do projeto: Folclore: Viva a cultura popular
Ano:
Professoras: Rosilane de Cássia Marques Aguiar e Célia Cristina Pincer de Sá
Data de início: Mês de agosto

2-Justificativa
A cultura popular brasileira é rica em versos, brincadeiras, histórias, que as pessoas ouviram de seus pais, de seus avós, bisavós... e vão passando para frente ao longo do tempo.
Por isso, este projeto visa resgatar o gosto pela cultura popular, por meio do trabalho com variados tipos de textos, a partir dos quais as crianças irão perceber a importância de se cultivar tradições culturais referentes às inúmeras brincadeiras e brinquedos que fazem parte de uma infância saudável, cooperativa e criativa.

3-Objetivos  
-Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore; ampliar a linguagem oral; favorecer a construção da linguagem escrita;
-Suscitar o interesse pela pesquisa e entrevistas orais;
4-Metodologia  
As atividades serão desenvolvidas por etapas, de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as  manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas.Os mesmos ainda irão conhecer os personagens, adivinhas, parlendas, provérbios, lendas e mitos, farão dobraduras,atividades de interpretação de lendas e mitos . Irão também dramatizar uma peça teatral.
Em cada etapa do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular.


5-Atividades desenvolvidas
Roda de conversa
O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.



5.1- Primeira etapa: leitura e seleção de quadrinhas
Quadrinha é um tipo de poema, composto por quatro versos rimados. Também são chamadas de quadras ou trovinhas.
- recitar quadrinhas que saibam de cor;
- pesquisar, junto aos familiares, as quadrinhas que sabem de cor;
5.2 - Segunda etapa: Leitura e recriação de parlendas
Parlendas são textos que brincam com as palavras com a finalidade de entreter as crianças e até adultos.
- organizar uma leitura bem divertida e uma recitação coletiva das parlendas;
-modificar versos e fazer a recriação da parlenda.
5.3- Terceira etapa: leitura e concurso de adivinhas
Adivinhas são pequenos textos que dão dicas sobre o que podem estar falando, mas não dizem exatamente o que é.
- ler as adivinhas para ver quem descobre o que é;
-pesquisar, junto aos familiares, as adivinhas que sabem de cor;
- jogos com as adivinhas;
5.4- Quarta etapa: leitura de trava-línguas
Trava-língua é um jogo, uma brincadeira que apresenta a repetição de palavras com sons semelhantes.
- desafio: quem lê mais depressa e não tropeça.
5.5 - Quinta etapa: leitura e pesquisa de provérbios
Provérbio é um ditado de origem popular, ou seja, uma frase que nasce de uma conversa e, de repente, se espalha e as pessoas vão repetindo ao longo do tempo.
- após leitura do provérbio, pedir que expliquem o que entenderam;
- reescrita de provérbios, trocando o desenho por palavras.

6- Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos,cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica.

7- Avaliação:
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
  

8 - Bibliografia
- Miranda, Cláudia- Aprendendo sempre: letramento e alfabetização lingüística – 1º ano – São Paulo, Ática 2008.
- Revista Projetos Escolares – Educação Infantil, ano 3 – nº 27
- Velasquez, Regina. Palavra em contexto: Alfabetização e letramento – São Paulo: Editora do Brasil, 1999.
- Coleção Alfabetização Inteligente – Felisbino, Adriana e Cintra, Wenid
- http://espacodeeducar.blogspot.com/2010/08/folclore-peca-teatral.html


CARTAZES PARA A SALA DE AULA








ALUNOS CONFECCIONANDO O ÁLBUM DO FOLCLORE







Folclore - Peça Teatral: O livro das Lendas...

A história começa com a dona benta fazendo tricô e Visconde lendo um livro na sala... e chegam Narizinho correndo e Pedrinho atrás dela.
Pedrinho: Me dá este livro Narizinho
Narizinho: Não dou, eu vi primeiro.
Pedrinho: Então eu pego.
Narizinho: Não pega.
A Emilia aparece.
Emilia: Nem seu, nem dele, seus caras de coruja o livro é meu.
Pedrinho e Narizinho gritam: Emilia devolva!!!
Ela toma o livro e senta do lado da Dona Benta.
Dona Benta: Parem crianças, parem de brigar!
Visconde: Vocês não preferem ver o que se esconde nesse livro?
Crianças: Sim....
Dona Benta: então sentem e deixem que o Visconde mostre.
Narizinho: Espera, Emilia joga um pouco de pó de pirlimpimpim para que os personagens saiam...
Pedrinho: Isso mesmo...olha o que aconteceu...
Saci: Olá...eu sou o Saci Pererê, uso um gorro vermelho, fumo cachimbo e tenho uma perna só. Vivo fazendo travessuras... mas tenho que ir, pois vou proteger a natureza...  e vou em um redemoinho.... Fuiii....
Curupira: Ele vai, mas eu já cheguei... também protejo a natureza, tenho cabelos de fogo e pés para trás e não tenho medo de cara feia, sou o Curupira e gosto de plantas e animais.
Bicho-papão: ei, eu sou o Bicho-papão, ninguém nunca me viu até hoje, mas adoro assustar as criancinhas desobedientes... sou medonho feito o pior pesadelo.
Cuca:pensaram que eu não viria? Ah... ah... ah...sou feia e velha e costumo meter num saco e levar embora crianças que não querem dormir cedo, as muito bagunceiras e as que têm mania de dizer palavrões....
Visconde olha para o lado e vê Iara.
Visconde: minha nossa... acabei de ver uma espécie rara...vocês não vão acreditar...
Pedrinho: Será que não???
Iara: Crianças... esqueceram de mim?
Visconde: Pois olhem o que vejo é a Iara....não creio...
Iara: Sou eu mesmo, metade mulher, metade peixe... vivo pelas águas cantando e encantando a todos para o fundo da águas...
Narizinho: Como ela é bonita.
Emilia: Eu sou muito mais bonita, ela também tem cara de coruja.
Pedrinho: Emilia pare de ciúmes...
Emilia: Ciúmes eu, oras...
Visconde: Crianças nem comecem.
Dona Benta: Isso mesmo deixem as lendas e paz e vão brincar...
Emilia: Ah mas o livro é meu.
Ela pega e sai correndo...
Narizinho: Não é meu...
Pedrinho: Já peguei...
As crianças saem correndo.
Visconde: Devolvam já este livro, oras já foram.
Dona Benta: Deixe eles, pois naquele livro há muitas outras lendas para se achar, qual será a
próxima?
Visconde: Tem razão até outra história, tchau.
Dona Benta: Tchau... ai, essas crianças...

APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL “ O LIVRO DAS LENDAS...”








ALUNOS DE TIA EDNA E TIA MARINALVA CANTANDO CANTIGAS DE RODA